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Qualificação de Leads – Por que é tão importante?

Dentro da estratégia de marketing de uma empresa, é de suma importância pensar na jornada de compra do cliente: como você faz para chamar sua atenção, converte-lo em lead e como prepará-lo para uma abordagem da equipe de vendas. A maioria das empresas erra ao tentar vender seu produto/serviço para o cliente logo de cara, […]

Dentro da estratégia de marketing de uma empresa, é de suma importância pensar na jornada de compra do cliente: como você faz para chamar sua atenção, converte-lo em lead e como prepará-lo para uma abordagem da equipe de vendas.

A maioria das empresas erra ao tentar vender seu produto/serviço para o cliente logo de cara, sem se preocupar que ele tenha um conhecimento prévio do valor da sua marca. Dessa forma a pessoa não sente realmente necessidade de obter aquele produto/serviço e, conseqüentemente, suas chances de fechar negócio diminuem bastante.

Ao conseguir converter o lead e obter suas informações de contato, ao invés de passá-lo diretamente para o setor de vendas, você deve criar um relacionamento com ele, demonstrar o que a marca oferece e como ela irá resolver os seus problemas, para que então o lead possa começar a considerar adquirir o seu produto/serviço.

Confira nosso post: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital

E como fazer isso? Através de materiais rico e educativos, como posts em seu blog, e-books, vídeos e webinars,  que façam o cliente entender como o produto/serviço que ela busca funciona, dicas de uso, para que, se ele continuar interagindo e demonstrando interesse no seu conteúdo, você possa mostrar como o seu produto/serviço é capaz de solucionar os problemas dele e passar uma proposta de valor.

Leia também: Como mostrar o valor da sua marca para os clientes?

Outra forma de manter o relacionamento é utilizando uma automação de e-mails. Apesar de muitas pessoas terem medo de investir nessa ferramenta por achar que seus e-mails serão considerados spam, essa é comprovadamente uma forma de manter os seus leads engajados e sentindo que são importantes para a sua marca.

Você pode programar e-mails com promoções, descontos especiais para clientes fiéis, atualização das notícias do seu negócio, newsletters e conteúdos ricos que julgue ser do interesse da pessoa.

Saiba mais em: A vantagem do E-mail na sua estratégia de Maerketing

A partir do momento em que o lead está apto a negociar e fechar negócio, aí sim você pode transferi-lo para o setor de vendas, e dessa forma, ficará mais seguro de que o negócio será fechado.

A qualificação de leads e os estágios do funil de vendas são dois dos pontos mais importantes dentro de uma estratégia do Inbound Marketing. Caso você tenha interesse em investir na alimentação do seu público alvo com conteúdos ricos da sua empresa, para engajá-los e aumentar suas taxas de vendas, entre em contato com a Arconel Marketing e Design!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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