No artigo de hoje iremos esclarecer algumas dúvidas bem comuns e mostrar o porquê as postagens e anúncios não convertem e não geram o retorno esperado. Essa é um dos erros que a maioria das empresas cometem: Fazer postagens, anúncios e campanhas sem direcionamento.

Quem inicia uma estratégia focada em marketing da sua marca/empresa pode dizer que os conceitos acerca do tema são muito confusos. Um dos maiores erros cometidos por quem não está familiarizado ao processo é achar que a persona e o público alvo do seu negócio são a mesma coisa.

Tá, mas o que diferencia persona de público alvo e qual a importância dos mesmos para o direcionamento da estratégia de marketing e a criação de conteúdo pelas empresas?

Saiba mais em: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?

Para esclarecer de uma vez por todas, a persona se refere a uma única “pessoa”, uma representação humanizada das principais características que o seu cliente ideal possui.

Enquanto que o público alvo é uma parcela da população que se encaixa nessas características, um grupo de possíveis consumidores que sejam parecidos com a persona criada.

Ou seja, é a persona que vai definir qual é o tipo de público alvo de uma empresa. E além de serem conceitos bastante usados eles são imprescindíveis para o direcionamento de ações de uma estratégia de Marketing realmente eficiente.

Conhecendo o seu público alvo você vai ter mais facilidade em direcionar o alcance de suas postagens e materiais para pessoas que realmente tenham interesse na sua área de atuação. Por exemplo, ao programar um anúncio no Facebook, conseguirá configurar a faixa etária, gênero e localização dos usuários para o qual aparecer.

Leia também: Não estou sendo encontrado pelos meus clientes. E agora?

Sabendo qual é a persona da sua empresa você poderá não só criar ofertas como também um material rico que atenda às necessidades dos leads e induza eles a fecharem negócio com você lá na última etapa do funil.

Ou seja, sabendo diferenciar o que é Persona e o que é Público alvo, aliado com o profundo entendimento dos dois termos, suas chances de sucesso para realizar vendas do seu produto/serviço serão maiores.

Se você precisa de ajuda para montar as personas da sua empresa, entre em contato com a Arconel Comunicação Integrada. Será um prazer para a nossa equipe lhe ajudar!